top of page

𝐃𝐢𝐬𝐭ú𝐫𝐛𝐢𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐟𝐚𝐥𝐚.

𝐄𝐱𝐢𝐬𝐭𝐞 𝐠𝐚𝐠𝐮𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞 𝐦𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐬𝐮𝐚 𝐟𝐚𝐦í𝐥𝐢𝐚!?

𝐕𝐨𝐜ê 𝐣á 𝐩𝐞𝐧𝐬𝐨𝐮 𝐧𝐨 𝐩𝐚𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝐟𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐬𝐢𝐬𝐭ê𝐦𝐢𝐜𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐨𝐝𝐞 𝐜𝐚𝐮𝐬𝐚𝐫 𝐚 𝐠𝐚𝐠𝐮𝐞𝐢𝐫𝐚?



Frequentemente pode-se observar que um gago, antes de começar a gaguejar, olha primeiro para o lado. Isso significa que olha para uma imagem interna. Olha para uma pessoa internalizada, da qual tem medo e perante a qual começa a gaguejar. Quando, em uma constelação, pode encontrar essa pessoa, e então pode olha lá nos olhos, e dizer o que sente e deseja, a gagueira desaparece. Algumas vezes há um segredo por trás da gagueira e outros distúrbios de fala. Um segredo que quer vir a luz e ao mesmo tempo , provoca medo na família, como por exemplo, uma criança que é mantida em segredo. Frequentemente as crianças apresentam distúrbios de fala porque seus pais querem ou precisam esconder algo. Nas constelações com pessoas com distúrbios de fala , frequentemente há algo relacionado a loucura. Louco é alguém que não conseguiu reunir algo. Via de regra são pessoas opostas, e ele precisa conseguir lidar com os dois, mas não consegue porque estão em conflito entre si.



Gagueira e esquizofrenia

Também por trás de muitos distúrbios de fala se mostrou que está um conflito não solucionado na família , por exemplo, que alguém não podia estar presente ou não teve a palavra, porque foi mantido em segredo ou dado. Ou porque numa família duas pessoas estavam , uma perante a outra, de forma irreconciliável , por exemplo, um agressor e sua vítima. Como consequência muitas vezes um descendente representa ambos simultaneamente e, por isso, não pode deixar que nenhum dos dois tenha a palavra sozinho. Assim começa a gaguejar.


Assim veio a tona que a gagueira muitas vezes tem um quadro de fundo semelhante ao da esquizofrenia. Enquanto na esquizofrenia , o conflito não solucionado se torna visível na confusão mental, no gago se mostra na fala. Por isso a solução para o gago é as vezes a mesma que para um esquizofrênico. Aqueles que não estão reconciliados na família, são colocados um diante do outro até que ambos se reconheçam e se reconciliem. Quando vem a luz onde está o conflito real, as pessoas com distúrbios de fala ou os esquizofrênicos podem deixa lo no lugar onde pertence. Dessa forma ficam livres.

Bert Hellinger. O amor do espírito.

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page