top of page

A Vergonha de Desejar


Criando união.

O significado espiritual dos relacionamentos.


O primeiro equívoco, é que o desejo de ser amado é motivo de vergonha. Esse desejo então, é reprimido e, por isso, acarreta muitas consequências infelizes.

Alguém pode pensar: Comigo esse desejo não está reprimido. Tenho plena consciência dele. Sim. Você pode ter ciência do desejo - até certo ponto. Mas, mesmo assim, continuam apenas parcialmente conscientes da tristeza, e encontram um substituto do amor que não recebem. A luta é desgastante e provoca reações que torpedeiam a meta desejada. Cada um de vocês, do seu próprio jeito, precisa descobrir de que forma e sob que aspectos seus conflitos estão relacionados com esse esforço universal.




Apesar da vergonha causada pelo desejo de amor e sua subsequente repressão, não é possível silenciar por completo essa voz clamorosa. A voz está lá, mas só pode se expressar; é por isso que vocês não conseguem obter o amor que desejam. Mas vocês ainda não sabem disso. No fundo pensam assim: Querer ser amado é um erro! Não tenho o direito de ser amado. Não mereço! É por isso que não consigo.

Mas a voz interior que jamais pode ser silenciada, continua lutando a sua maneira errada, persistindo na atitude que faz com que vocês sejam menos amados. Se vocês desistissem de procurar da forma errada, perceberiam que o seu eu verdadeiro pode ser, e será amado.

E o círculo vicioso seria interrompido.




A substituição do Amor pela Aprovação


Pois bem, qual é á maneira errada!?

É a substituição do desejo de ser amado pelo desejo de ser aprovado, de brilhar, de ser melhor que os outros, de impressionar as pessoas, de ser importante.

De certa forma, isso parece menos vergonhoso. E, assim as pessoas passam pela vida tentando constantemente se justificar.


O esforço pela aprovação, para provar uma ou outra coisa, faz de vocês pessoas concentradas apenas em si mesmas, orgulhosas, arrogantes e superiores. Ou, submissas, e em consequência, ressentidas. Esse esforço contribui muito para que não sejam amadas(os), quando poderiam ser, se se libertassem dessa camada que insiste em querer o substituto do verdadeiro anseio.



Percebam que o que não é digno de amor não são vocês, e sim essa máscara artificial trabalhosamente elaborada.


Em vez de se atolar no sentimento nocivo de piedade por si mesmo, desenvolva - se o bastante para afastar as tendências que os impedem de receber o que merecem.


Ao ler e refletir sobre a vergonha de desejar o amor, e a substituição do amor pela aprovação, te convido a olhar para teus relacionamentos através do olhar sistêmico, ou seja, do campo fenomenológico da constelação familiar.



Vais acessar o nível profundo de qualquer dificuldade que esteja impactando tuas relações, sejam afetivas, sociais, de trabalho.


Existe uma primeira relação em nossa vida, que é a base sobre a qual se construirão todas nossas relações no decorrer de nossa vida.



A Constelação Familiar pode trazer a luz os conflitos profundos que impactam nossos relacionamentos, e a partir dessa tomada de consciência, é possível a sanação completa.


É possível amar e ser amado(a), é possível ser feliz nas relações.

Buscar autoconhecimento e entender os emaranhados que trazemos de nosso campo familiar e ancestral é fundamental.

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page