top of page

As ordens do Amor



AS LEIS SISTÊMICAS OU AS ORDENS DO AMOR SEGUNDO BERT HELLINGER.


Em todos os relacionamentos atuam as seguintes Leis ou Ordens fundamentais:

I - Lei do pertencimento ou vínculo

II - Lei da Hierarquia ou Ordem

III - Lei do Equilibrio/ Compensação


I - Lei do pertencimento ou vínculo

Cada um no Sistema tem o mesmo direito de pertencer. O pertencimento nos mostra que nenhum membro do sistema pode ser excluído, nem mesmo aquele considerado mau. A alma da família não faz diferenciação entre o bom e o mau. E quem pertence no sistema familiar?


O pai, a mãe, os filhos doados ou ocultados , natimortos, abortos naturais e provocados, irmãos, meio-irmãos, tios, primos, avós e demais ascendentes. Fazem parte os parceiros anteriores dos pais e avós, que tiveram que ceder seu lugar a quem veio depois. Quando é negada a uma pessoa da família o direito de pertencer , então a alma ou a consciência familiar procura restabelecer a ordem através da compensação. E, então muitas vezes um descendente vai sofrer como aquele outro sofreu, fica como ele. O sistema portanto sempre busca, através de uma compensação inconsciente, incluir os excluídos. Para permanecer em sua família de origem o ser humano repete, ainda que inconscientemente, os mesmos padrões familiares, pelo simples fato de que se sentindo igual, ele se sente pertencente.


II - Lei da Hierarquia ou Ordem

A segunda ordem exige que aqueles que estiveram antes no sistema tenham precedência em relação aos que vieram depois. A alma e a consciência familiar observam principalmente o direito dos que vieram antes . O conceito de Hierarquia diz respeito a uma ordem cronológica, onde cada um tem o seu lugar no grupo, e o seu papel .Primeiro vem os pais depois os filhos. Os pais são equiparados entre si e não há uma prioridade de um sobre o outro, pois chegaram juntos no sistema. Entre os filhos segue do mais velho até o mais novo. Mas entre dois sistemas diferentes, vigora a aordem inversa. O sistema mais novo tem prioridade sobre o mais antigo.


III - Lei do Equilibrio/ Compensação

Na relação entre pais e filhos , os pais dão, e os filhos tomam a vida que lhes chegou através deles. É uma via de mão única. Mais tarde a dão a seus filhos, e assim se estabelece o equilíbrio entre o dar e tomar. Na relação de casal para que a vida possa fluir, é necessário que ambos se reconheçam como iguais. È um amor que toma e dá na mesma medida. O dar e receber não diz respeito apenas a bens materiais, mas a atenção, afeto, tempo, compreensão, etc.

Das raízes vem os frutos:


Os princípios da constelação familiar podem fortalecer e apoiar os pais na construção de vínculos saudáveis com seus filhos. ‘’O que fazer para que meus filhos tenham sucesso na vida? O que estou fazendo errado? Porque aquilo que digo ser importante parece não fazer sentido para eles? Tenho medo do amanhã... temo pelo futuro dos meus filhos... o que fazer???”



Os princípios da constelação familiar podem fortalecer e apoiar os pais na construção de vínculos saudáveis com seus filhos. Ensinem seus filhos a incluir a todos apesar das diferenças. As Constelações Sistêmicas Familiares auxiliam olhar para os vínculos de amor e fidelidade com respeito, e com isso, transformamos dor em amor.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
A abundância

A abundância

留言


bottom of page