top of page

Como proceder depois de uma Constelação Familiar!

Durante os dias após a sua Constelação você estará em um período de sensibilidade e emoção aguçados, com a memória e o inconsciente muito abertos, como se estivesse energizado ou em estado alterado de consciência. Por esse motivo a terapia energética (crânio sacral, acupuntura, pranoterapia, reiki,) é altamente recomendável. O efeito da constelação e dessa terapia se potencializarão mutuamente.



Depois, durante várias semanas, até vários meses e em alguns casos anos, você continuará a processar as informações recebidas no dia da sua Constelação. Durante esse período, serão elaboradas as mudanças sistêmicas e energéticas que ocorrerão em você, nos demais membros da sua família e nas pessoas que convivem com você. São mudanças muito profundas e sutis: mudanças de crenças, mudanças de energia, mudança de roteiro que implicam que você irá liberar diversas compensações às quais está muito apegado, e novas metas chegarão até você.



Alguns se sentem mexidos, estranhos, por alguns dias. Como depois de qualquer psicoterapia, passa pela fase de mudança com entusiasmo, curiosidade, paciência e senso de humor. Você descobrirá mais tarde, as vezes imediatamente, que se sente fluindo de um novo jeito, cheio de energia e amor por si mesmo e pelos outros.


As vezes há uma resolução fisicamente dolorosa, como dores, gripe, cansaço. Cuide-se, são fases normais da desintoxicação. Não tome decisões precipitadas, você gastaria em vão a energia que pouco a pouco vai te tomar. As decisões virão sozinhas. Mais tarde você perceberá que deu uma guinada em sua vida e que essa guinada fluiu apenas, porque você já está totalmente no aqui e agora, desfrutando e aproveitando o que lhe resta, rendendo o máximo de suas possibilidades. Que flua não significa que venha sozinho, sem trabalho, vem graças a sua dedicação, ao seu novo respeito pela vida como ela é, a sua consciência, a sua decisão de assumir as suas responsabilidades.



A constelação continua agindo por muito tempo, é preciso deixar espaço para ela. Não existe uma regra para saber quando constelar novamente. Os sistemas aos quais pertencemos enviarão sinais na forma de uma nova dificuldade quando precisarem que constelemos novamente e, às vezes, muito em breve. Seu corpo, suas emoções, sua vida lhe dirão quando. Alguns verão a necessidade de trabalhar diferentes aspectos do seu dia a dia com exercícios, e aprenderão a fazê-lo por conta própria, tornando-se cada vez mais autônomos.


Enquanto isso, participar das constelações dos outros é altamente recomendado, sempre que você sentir vontade. Permite novas tomadas de consciência, novas liberações e reforça o processo iniciado.



De tempos em tempos surgirão novos sintomas ou dificuldades que exigem sua liberação, o que primeiro pode ser com exercícios sistêmicos. Não sendo suficientes, será sinal da necessidade de uma nova constelação familiar. Lembre-se também que a constelação corta o motor sistêmico, a origem dos problemas, e nos permite viver na energia criativa mas esses velhos problemas estão gravados, e em momentos de fadiga ou de dificuldade psíquica, o cérebro, em busca de economia de energia, vai recorrer ao velho conhecido, embora com menos força, mesmo que já não faça muito sentido. Depois nos resta um trabalho de purificação, de gratidão ao campo mórfico que está nos aprisionando com sua ressonância de imitação e de nos aceitarmos como somos.



Desde que Hellinger se aproximou do amor ao espírito e ao seu movimento, a compreensão das constelações mudou. Percebemos que o importante de uma constelação é o movimento que é desencadeado para o constelado, não a imagem final...Podemos até esquecer completamente da constelação, esquecer as imagens de nossa constelação. O movimento interno desencadeado na pessoa e em seu sistema familiar não precisa das imagens.


Somos energia! Somos movimento.. Somos energia em movimento.



Por Insconsfa

Brigitte Champetier de Ribes.

Neiva Klug. Consteladora e Orientadora Sistêmica para Famílias , Saúde e Empresas.

1.065 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page