top of page

Distúrbios da fala na visão sistêmica



Por trás de muitos distúrbios da fala está um conflito familiar. Isso acontece quando alguém foi mantido em segredo ou foi dado, e não teve como se pronunciar. Ou, também quando houve conflito entre dois membros da família e estes não puderam se reconciliar. Um perpetrador e uma vítima. E muitas vezes um descendente representa ambos ao mesmo tempo, e não consegue deixá-los falar um de cada vez. Ele começa a gaguejar. Frequentemente a gagueira tem um contexto familiar semelhante ao da esquizofrenia. Enquanto na esquizofrenia esse conflito não resolvido se mostra na confusão mental, na gagueira ele se mostra na fala. Por isso, para o gago, a solução muitas vezes é a mesma que para o esquizofrênico: colocar frente a frente ambos os membros que ainda não se reconciliaram, até que se reconheçam e se reconciliem.


Quando surge onde está o verdadeiro conflito, pessoas que sofrem de gagueira ou esquizofrenia podem deixa-lo onde pertence, e se libertar dele. A gagueira também pode ter outras causas. Observamos que muitas vezes, antes de começar a gaguejar, o gago olha para o lado. Ele olha para uma imagem interna, ou melhor, para uma pessoa internalizada de quem ele tem medo, e na presença da qual ele começa a gaguejar.


Quando em uma constelação o gago tem a oportunidade de encontrar abertamente essa pessoa e pode honra lá, ser acolhido por ela, então ele pode olhar nos olhos e dizer o que ele sente, e o que ele está lhe pedindo. Por trás da gagueira e de outros distúrbios da fala, muitas vezes se esconde um segredo que quer vir a tona, e ao mesmo tempo assustador a família. Por exemplo, um filho secreto. Quando por meio da constelação familiar esse segredo é revelado e reconhecido, nada mais impede que a pessoa fale com clareza. Portanto, muitas vezes crianças sofrem de distúrbios da fala, porque seus pais querem ou precisam manter um segredo. E, somente quando os pais puderem falar a respeito, os filhos tem a possibilidade de superar seu distúrbio de fala.


Essas ocorrências são vivenciadas frequentemente nas constelações familiares, comprovando o que Bert e Sophie registraram ao longo de suas vivências e estudos referentes aos distúrbios da fala. É possível ver a liberação acontecer em uma constelação, e então se inicia um processo de cura, no qual a pessoa pouco a pouco vai retornando seu estado saudável , ficando completamente liberada.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page