top of page

O Sucesso e o olhar Sistêmico para Organizações! O que falta para que seu sucesso se materialize?



Quando os nossos sucessos não se materializam, embora dediquemos a eles todos os nossos esforços, o que falta para que eles possam vir e permanecer conosco?


Formamos uma comunidade de destino com aqueles através dos quais nos beneficiamos. Também formamos uma comunidade de destino com aqueles, que através de nossas perdas ou danos, ou através de nossa saída antes do tempo, obtiveram alguma vantagem que lhes trouxe novos sucessos.


Vamos a primeira pergunta: nem todo ganho nos pertence, assim como nem toda a empresa.


As vezes se mostra em uma constelação, que uma empresa deseja ir para outra pessoa. Também uma casa, que compramos com a consciência limpa, às vezes se sente atraída para outra pessoa. Não conseguimos permanecer nela sem sermos prejudicados. Cada uma das coisas que devem ser feitas para que todos se sintam bem - nós, a casa , o antigo proprietário - são determinadas a partir da situação concreta.

Isso também nos pode ser revelado através de uma constelação. Talvez tenhamos que ceder essa casa ao seu herdeiro por direito. Talvez tenhamos que deixa-la para que não nos emaranhemos em algo que lá ocorreu, e que pode ser capaz de adoecer seus moradores posteriores ou causar a eles e a seus filhos outro dano qualquer.


O mesmo vale para as empresas. Se uma empresa é tocada conforme a vontade daqueles que deram lugar ou que tiveram que dar lugar , a serviço de uma questão em comum, as antigas vítimas são levadas junto em algo que as permite concordar voluntariamente com seu destino. Dessa forma, se tornam ligadas internamente ao novo proprietário de uma maneira benévola e abençoam seu sucesso. Uma empresa assim é conduzida humildemente, quase que de forma transitória, sem arrogância pessoal. Ela é conduzida de forma serviente, também a serviço de seus funcionários e de suas familias.


As vezes, essa empresa é entregue no final a seu próprio destino. Ela é levada a outros lugares, por outras forças, para a paz de todos. De forma inversa, o que ocorre quando outros obtêm uma vantagem através do nosso destino? Ou mais, quando são corresponsáveis pelos nossos danos e triunfam sobre nós de maneira oculta ou aberta? Será que queremos por exemplo obter nossas propriedades de volta e obrigá-los , por meio de longos processos, a pagar-nos indenizações? Será que o que foi perdido quer voltar para nós? Se o obtivermos de volta, será que irá querer permanecer conosco? Será que o dano é realmente reparado dessa forma? Ou será que se transforma em um dano e um fardo para ambos, como os pagamentos de reparação? Há algo em comum sobre todas as tentativas desse tipo, elas olham para trás, e não para a frente. Aquilo que acontece com aqueles que obtiveram vantagens à nossa custa deixamos com eles. Isso se torna o destino deles.


Ao olhar para a frente, ficamos livres de nossas perdas passadas, de maneira que conseguimos algo novo que, muitas vezes vai além do que foi perdido. Assim nós nos tornamos ao mesmo tempo livres do destino daqueles que ganharam. Deixamos para eles suas vantagens, sem acusações ou arrependimentos. Eles dominam seu destino de sua maneira e nós ficamos e permanecemos em nossa força total. Como? Com sucesso.


O que está por trás dessa postura? O que atua e se torna nela a bênção para muitos? Vemos em tudo uma outra força em ação, para além do ganho e da perda, para além da culpa e da inocência, para além dos agressores e das vítimas. Nós nos submetemos a essa força seja qual for o resultado disso para nós e para os outros. Ninguém pode sobreviver à custa dos outros, seja pequeno ou grande. Pagamos voluntariamente a nossa parte e concordamos com a parte que cabe aos outros. Nós e eles interagimos, seguindo ao mesmo propósito: servindo à vida!!!


Leis Sistêmicas na Assessoria Empresarial

Bert Hellinger



Por Neiva Klug - Consteladora e Orientadora Sistêmica para Familias e Organizações.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page