top of page

O trauma

O trauma é a maior fonte de agressão desmotivada e desproporcional na vida das pessoas.


As vezes os abusos são de tal proporção (injustiça, agressão sexual, catástrofe natural, guerras, maus tratos) que a pessoa foge, se ainda puder fugir, ou fica paralisada. Neste último caso, a pessoa é salva porque toda a sua energia foi bloqueada e ela parece morta. Ela pode até ter amnésia! Porém, diferentemente dos animais, o cérebro humano não é capaz de sair da fuga ou da paralisia por conta própria e pode permanecer a vida inteira nesse choque traumático, transmitindo-o por várias gerações.



Se o filtro límbico bloqueou a resposta, devido as memórias ancestrais de incapacidade e angústia mortal diante de tal perigo, o pensamento emitido é fingir-se de morto e a química provoca reações em cadeia em todo organismo para atingir a paralisia imediata da pessoa.



Você pode imaginar a quantidade de energia necessária para desligar todos os sistemas vitais de uma pessoa prestes a fugir ou a se defender. Se não receber ajuda de um grande acompanhamento, essa pessoa permanecerá pelo resto da vida no momento do ataque, ou seja, será o resto dos dias uma vítima se defendendo de um perigo que não mais existe.



E como isso mostra que uma pessoa ainda é vítima de um trauma? Por causa do quadro de estresse pos-traumatico. E uma das características desse estresse é a agressividade descontrolada dos surtos de violência. Com efeito a energia letal acumulada e bloqueada explodirá a qualquer sinal de perigo. Qualquer gesto ou palavra em seu ambiente que o lembre do seu medo, da sua culpa ou do seu desamparo desencadeará explosões descontroladas, aparentemente sem razão e sem conexão com a realidade!



Los Desafios de La Vida Actual - Brigitte Champetier de Ribes

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
A abundância

A abundância

Comments


bottom of page