top of page

Sobre Bert Hellinger



SOBRE O CRIADOR DA CONSTELAÇÃO FAMILIAR COMO A CONHECEMOS

HOJE: BERT HELLINGER



Anton Suitbert Hellinger – Bert Hellinger – nasceu na Alemanha em 1925. Aos 17 anos de idade tornou-se soldado e viveu as realidades da guerra, da prisão, da derrota e do confinamento em Campo de Prisioneiros na Bélgica. Ex-seminarista da Ordem Católica de Mariannhill, estudou filosofia, teologia e pedagogia. Atuou como Missionário por 16 anos na África so Sul.


Conheceu vários modelos de terapias, incluindo a psicoterapia , análise transacional, análise do script, hipnoterapia e programação neurolinguistica –PNL. Conheceu a técnica das Constelações Familiares nos EUA, em Seminário conduzido por Ruth Mc Clendon e Les Kadis, no qual participou como representante. Com Thea Schonfelder ele já havia presenciado nas constelações como os representantes dos membros de uma família sentem-se da mesma forma que as pessoas que eles representam. A partir de então, ele desenvolveu as constelações familiares à sua própria maneira. Bert ainda vive, está com 93 anos atualmente, e continua em atividade, juntamente com sua esposa Sophie Hellinger, dirigem a Hellinger Sciencia, disseminando as Constelações Familiares e o olhar sistêmico em todo mundo , através da Hellinger Schule, que é a Escola da Hellinger. Bert possui aproximadamente 100 obras publicadas em diversos idiomas, com uma grande quantidade traduzida para o português. As constelações familiares sempre existiram, e eram utilizadas terapeuticamente como representações do sistema familiar, como fotografias para que o terapeuta e cliente pudessem juntos visualizar e avaliar as configurações existentes.


As constelações familiares propriamente ditas evoluíram muitíssimo a partir de Bert Hellinger, e hoje podemos dizer que as Novas Constelações estão mais para hologramas ou construções virtuais do que fotografias. Elas são mais do que filmes, são movimentos da alma. E tudo começou quando pela primeira vêz Bert participou como representante de uma constelação familiar, e pode sentir tudo o que se passava com a pessoa que ele representava, sem que soubesse nada do que se tratava. A partir de então, a ampliação da própria consciência de Bert foi que gerou a evolução dos movimentos, na seguinte sequência:


* Constelação Familiar


* Movimentos da Alma


* Movimentos do Espírito


* Hellinger Sciencia


* Constelações Mediais


* Novas Constelações Familiares (hoje)


Também podemos denominar de Constelações Clássicas Hellingerianas e de Constelações Neo Hellingerianas. Com toda essa evolução, tem-se hoje a Constelação Familiar como a ciência de todos os relacionamentos.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
A abundância

A abundância

Comments


bottom of page